EGI @ EU | EGI @ LIP | INGRID | IBERGRID | Contactos





No âmbito da Iniciativa Nacional Grid of LIP coordena a operação da infra-estrutura de computação grid Portuguesa integrada no European Grid Initiative (EGI).

O que é a Iniciativa Nacional Grid?

A Iniciativa Nacional Grid (INGRID) visa apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas para a partilha de recursos de computação distribuída na resolução de problemas complexos com necessidade de processamento e armazenamento intensivo de dados, e assegurar o desenvolvimento de competências e capacidades nacionais de interesse estratégico para a evolução deste tipo de computação distribuída em Portugal.

A Iniciativa Nacional Grid foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no contexto do programa Ligar Portugal. A coordenação da iniciativa é da responsabilidade da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC). Para mais informações consultar as páginas da Iniciativa Nacional Grid.

O que é a infra-estrutura da Iniciativa Nacional Grid?

A Iniciativa Nacional Grid coordena e mantém uma infraestrutura de computação distribuída para aplicações científicas, que integra recursos computacionais pertencentes a diversas organizações do sistema académico e de investigação Português. Pretende-se que esta infraestrutura permita a consolidação dos recursos computacionais hoje isolados em centros de investigação e universidades, permitindo optimizar o seu uso em prol do desenvolvimento científico.

O núcleo da infra-estrutura INGRID é constituído pelo nó central de computação grid, que assegura os serviços centrais grid, e também um conjunto mínimo de recursos de armazenamento e processamento para partilha pela comunidade científica. A estes recursos juntam-se outros disponibilizados por outras organizações.

A infraestrutura INGRID permite a integração e acesso a recursos de computação distribuída no âmbito de diversas iniciativas internacionais. Pretende-se desta forma apoiar a participação de investigadores Portugueses em projectos de investigação internacionais com elevados requisitos computacionais. Neste sentido a Iniciativa Nacional Grid é responsável pela participação na Iniciativa Europeia de Computação grid (European Grid Initiative - EGI), que está a criar uma infra-estrutura pan-Europeia de computação grid permanente e sustentável com o apoio da União Europeia e dos governos Europeus.

INGRID é parte integrante da infraestrutura Ibérica de computação distribuída (IBERGRID), através da qual é possível a partilha de recursos computacionais para projectos científicos Portugueses e Espanhóis.

A coordenação técnica da infra-estrutura da Iniciativa Nacional Grid, e a sua integração no EGI estão a cargo do LIP.