EGI @ EU | EGI @ LIP | INGRID | IBERGRID | Contactos





No âmbito da Iniciativa Nacional Grid of LIP coordena a operação da infra-estrutura de computação grid Portuguesa integrada no European Grid Initiative (EGI).

O que é o IBERGRID?

A infraestrutura Ibérica de computação distribuída (IBERGRID), apoia investigadores Portugueses, Espanhóis e seus colaboradores internacionais, disponibilizando acesso a meios de cálculo científico. A infraestrutura Ibérica de computação grid resulta da federação das infraestruturas das Iniciativas Nacionais Grid Espanhola e Portuguesa, e junta a capacidade de centros de computação em Portugal e Espanha para benefício da comunidade científica.

A iniciativa IBERGRID foi lançada no contexto do memorando de entendimento sobre computação grid, supercomputação e repositórios de dados científicos, assinado pelos ministérios da ciência de Portugal e Espanha.

O IBERGRID funciona também como uma plataforma de colaboração permitindo a participação comum de Portugal e Espanha no European Grid Initiative. A operação e acesso a recursos grid em Portugal e Espanha é efectuado de forma integrada no âmbito do IBERGRID, muitos dos procedimentos, serviços e recursos são comuns.

O LIP é o coordenador nacional das operações da infraestrutura Ibérica de computação grid.

Como aceder à infraestrutura IBERGRID?

A adesão e acesso são totalmente transparentes para o utilizador. As infraestruturas Portuguesa e Espanhola estão realmente federadas, pelo que a adesão de um utilizador às organizações virtuais da infraestrutura da Iniciativa Nacional Grid Portuguesa é na prática uma adesão ao IBERGRID. Por isso o formulário de adesão à infraestrutura da Iniciativa Nacional é de facto o formulário do IBERGRID. Ver a página sobre como aderir.

O que são as conferências IBERGRID?

O IBERGRID organiza um ciclo de conferências anuais de e-Ciência que têm por objectivo a partilha de informação e experiências no desenvolvimento e aplicação da computação grid, computação voluntária, supercomputação, redes e repositórios de dados científicos.